Para uma empresa ter sucesso é preciso mais do que um empreendedor e suas boas ideias. Por isso, sintetizamos três dicas jurídicas para sua empresa que valem a pena ser memorizadas.

1. Fique atento aos contratos

Contratos com fornecedores de insumos, prestadores de serviços, clientes e empresas parceiras: são tantos os contratos que surgem na vida de um empresário que, por vezes, o processo de análise das cláusulas pode acabar tomando um tempo precioso na atividade empresarial.

Mas nem por isso, os contratos podem receber menos atenção, tendo em vista a ampla gama de responsabilidades assumidas e as consequências danosas de eventual descumprimento por qualquer das partes.

Por isso, o empresário deve se certificar de que entendeu o teor de todas as cláusulas, que elas expressam a sua real vontade e que o contrato diminui os riscos de eventuais discussões judiciais.

2. Conheça as questões trabalhistas

Muito se fala sobre a legislação trabalhista ser amplamente protetiva no sentido de garantir os direitos dos funcionários, enquanto coloca o empresário em desvantagem.

Entretanto, uma situação mais igualitária pode ser garantida ao empresário que conhece os dispositivos legais e sabe como manejá-los no seu dia-a-dia.
Isso porque os problemas com os funcionários costumam aparecer na rotina da empresa e um bom gerenciamento dos contratos de trabalho pode evitar gastos exorbitantes e inesperados, que muitas vezes desestruturam a saúde financeira da empresa.

3. Cuide dos clientes insatisfeitos

Um consumidor insatisfeito com o atendimento, com o produto ou a entrega é sempre um problema para o empresário, que pode ver-se refém de uma propaganda negativa ou de ações de reparação de danos.

Para evitar dissabores como estes, é importante que a empresa passe uma imagem verdadeira aos clientes, disponibilize cláusulas contratuais claras e treine sua equipe para dirimir as queixas em seu nascedouro, evitando que o consumidor potencialize sua insatisfação.

A atenção a estes três detalhes é muito importante para a sobrevivência do seu negócio.

Na dúvida, busque uma assessoria jurídica para dirimi-la ou orientar novas ações protetivas à sua empresa.

Um empresário bem assessorado faz decolar seu negócio!