Muito se houve falar sobre o Seguro DPVAT, mas, apesar de ter que ser pago anualmente pelos proprietários de veículos, nem sempre a população usa esse benefício quando acontece um acidente.

Confira esse artigo e fique com seus direitos na ponta da língua!

Você sabe o que é o Seguro DPVAT?

Seguro DPVAT é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

A seguradora DPVAT é uma companhia de capital nacional, constituída por seguradoras consorciadas, que permanecem responsáveis pela garantia das indenizações, prestando, também, atendimento a eventuais dúvidas e reclamações da sociedade. Este modelo de gestão está alinhado com os mais modernos mecanismos de governança corporativa e as mais modernas técnicas administrativas adotadas pelo mercado segurador e contribui para que o Seguro DPVAT seja visto como um benefício social importante de proteção da sociedade brasileira.

Quem tem direito ao Seguro DPVAT?

A regra é simples: em caso de acidente de trânsito, todos têm direito ao Seguro DPVAT.

E vale dizer que o seguro DPVAT deve ser pago mesmo se o acidente aconteceu com um veículo parado, tal como já decidido em caso recente pelo Tribunal de Justiça de Goiás, que condenou a seguradora que administra o seguro obrigatório a pagar R$ 11,5 mil à família de um ciclista morto após bater em um carro parado na rua.

Para o desembargador relator do caso, o fato de uma pessoa ter aberto a porta do veículo estacionado, atingindo o ciclista que passava no local, foi determinante para o acidente.

 

Como receber o seguro DPVAT?

Todo aquele que sofrer danos pessoais causados por acidentes que envolvam veículos terrestres pode contatar a seguradora que administra do seguro DPVAT para receber a indenização. Para casos de falecimento do acidentado, a indenização pode ser requerida pelos familiares herdeiros.

Em caso de recusa de pagamento, ou pagamento de valor menor do que o pleiteado, um processo judicial é necessário. Então, é preciso procurar um advogado, como fez a família do ciclista mencionado acima.

Acho essa informação importante? Compartilhe entre seus amigos e familiares e garanta que todos também saibam desse importante direito.