Entender a importância da assessoria jurídica para condomínios fica fácil quando se percebe que, há muito tempo, a administração deles deixou de ser uma atividade amadora para tornar-se, a cada dia, mais eficaz e produtiva.

O condomínio é uma figura jurídica que tem crescido bastante, tendo em vista os inúmeros benefícios: segurança, praticidade, conforto, entre outros.

Entretanto, o condomínio não é só fruto de alegria, mas também de dificuldades de convivência que podem, muitas vezes, gerar polêmicas e conflitos que mereçam a apreciação jurídica.

As discórdias internas surgem por diversos fatores como a cobrança de taxas condominiais, a inadimplência, eventualidades com os prestadores de serviços, dificuldades com a documentação, elaboração e exigibilidade de contratos, feitura das convenções, ajuste de regulamentos internos e etc.

As demandas são as mais diversas e, nesse contexto, o síndico é peça fundamental ao bom andamento da administração do condomínio. Muitos são tão grandes como uma pequena cidade!

Por isso, para que a administração tenha êxito, há uma série de informações que o síndico deve ter.

Dentre os conhecimentos que devem ser adquiridos, ele precisa conhecer a legislação trabalhista, cível, dos juizados especiais, entre outras leis especiais.

E o cotidiano destes administradores é, geralmente, cheio de tarefas práticas que acabam preenchendo todas as horas de seu dia.

Por isso, a adequada assessoria jurídica para condomínios é fundamental, prevenindo conflitos, evitando prejuízos e defendendo os interesses do condomínio de forma pacífica e ordenada.

Existe uma série de serviços jurídicos que, sem dúvida, melhoram a administração e a vida do síndico e, por conseguinte, do condomínio.

Há que se ressaltar, finalmente, que a atuação preventiva e consultiva de um advogado evita, muitas vezes, que o problema chegue ao litígio, minorando custos financeiros e operacionais do condomínio.

Portanto, parece ser mais vantajoso manter uma assessoria jurídica para condomínios.

Se você é síndico e ainda não contratou uma assessoria jurídica para o seu condomínio, reflita sobre o assunto e faça a escolha que melhor atenderá suas necessidades.