Jogar bingo é uma diversão que existe há muito tempo e agrada pessoas de várias idades, não é mesmo?

Entretanto, vemos bingos clandestinos serem fechados pelas autoridade e bingos beneficentes serem realizados sem qualquer problema de legalidade.

Quer saber qual a diferença? Vem conferir!

 

Bingo comercial

 

Bingo comercial é aquele cujo intuito consiste em arrecadar dinheiro para fins particulares, exercido como profissão, para angariar receita extra em casa ou como forma de auxiliar uma empresa.

No bingo comercial, uma pessoa, empresa ou grupo de pessoas lucra com a atividade em benefício próprio. Ela retira sustento próprio dessa atividade.

Este tipo de bingo é proibido.

 

Bingo beneficente

 

Bingo beneficente, como o nome diz, é realizado em benefício de alguma causa assistencial, como o bingo de associação de pais e professores, de comunidades, de Apaes, dos Bombeiros, etc.

No bingo beneficente, todo o dinheiro arrecadado é utilizado para fins sociais, como, por exemplo, para custear uma viagem de estudantes, uma formatura, para adquirir um equipamento para a escola, para ajudar uma vítima de incêndio, para finalizar a construção de uma obra na sede da comunidade.

Este tipo é tolerado.

 

Como se dará a apuração?

 

O Ministério Público e as autoridades policiais têm agido para punir e evitar a proliferação do jogo ilegal, incluídos aí os bingos clandestinos.

As Polícias Civil e Militar farão a fiscalização sempre que tiverem conhecimento da realização de um bingo.

Se ficar caracterizado o bingo comercial, os responsáveis responderão pela contravenção penal e terão de prestar serviços comunitários, ficando ainda sujeitos a multas e prisão.

 

É preciso autorização prévia?

 

Não, os bingos beneficentes podem ser realizados independentemente de autorização.

Os comerciais, repita-se, jamais podem ser realizados.

 

Na dúvida, procure um(a) advogado(a) de sua confiança para manter-se estritamente dentro dos limites da lei!